Cerimônia de conclusão do curso aconteceu nesta sexta-feira (12); iniciativa objetiva preparar os profissionais sobre a gestão democrática do ensino público
Diretores de 27 escolas da rede municipal de ensino de Volta Redonda participaram na tarde desta sexta-feira (12), no auditório do campus Aterrado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), da cerimônia de conclusão do Programa de Gestão Escolar, oferecido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O curso, realizado de forma online duas vezes por semana durante três meses, foi ministrado aos diretores que assumiram as unidades de ensino este ano, e que se manterão no posto até 2027.
O curso vem atender à determinação da Lei Municipal 4.721/2010, que dispõe sobre a gestão democrática do ensino público em Volta Redonda. Durante as aulas, foi feita uma abordagem sobre todos aspectos que permeiam a gestão escolar: estratégica, de processos, liderança, gestão financeira e de pessoas.
O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, destacou a importância do curso oferecido pelo Sebrae para o aperfeiçoamento dos diretores quanto à gestão, e que a secretaria já trabalha para que os demais gestores das escolas municipais passem pelo mesmo processo.
“Foi importante começar com esse grupo que está iniciando a gestão, pensando no planejamento estratégico da rede. Parabéns a todos vocês, que estão se formando hoje, e que esses ensinamentos sejam aplicados dentro do nosso projeto”, declarou.
A coordenadora da Escola Sebrae de Negócios, Patrícia Moreira Soares, lembrou da parceria entre o Sebrae e a SME, que acreditou que o Programa de Gestão Escolar pode fazer a diferença para as instituições de ensino.
“Tenho certeza que cada líder vai poder encarar os desafios e as transformações do ambiente escolar de forma diferenciada de quando iniciaram o PGE, já que vocês, hoje, possuem ferramentas poderosas para fazer a diferença na gestão. Podemos contar com cada um de vocês para enfrentar os desafios da área de educação, abraçando a causa de um ambiente de educação mais inovador, mais inspirador, mais inclusivo”, disse.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.