Notícias - Resende

Prefeitura de Resende promove campanha de descarte de eletroeletrônicos em drive thru

Material descartado será convertido em recursos financeiros destinados à Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC)   

 

No próximo sábado, dia 20 de março, será promovida em Resende mais uma edição do descarte solidário de eletroeletrônicos. A ação, promovida pelo Rotary Club com apoio da Prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), será desenvolvida em sistema Drive thru, no Parque das Águas, ao lado da Beira-Rio, das 9h às 15h.   

 

Além de ser a alternativa ideal para que as pessoas descartem adequadamente os resíduos eletroeletrônicos, a ação também pode ser considerada uma excelente iniciativa social, pois o recurso financeiro arrecadado com a venda do material recolhido para uma empresa licenciada é doado à FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer).   

 

De acordo com a bióloga e educadora ambiental da AMAR, Maira Ferrari da Cunha, uma tenda é montada no Parque das Águas, no espaço próximo à Beira Rio, para que os veículos da população que irá fazer as doações entrem. No local, uma equipe auxiliará a população no manuseio desses resíduos eletroeletrônicos. Após fazer o descarte, o veículo, bicicleta ou o próprio munícipe a pé seguirá caminho normalmente.    

 

- É uma excelente oportunidade para a população fazer o descarte adequado daquele aparelho de som que às vezes fica guardado em casa por anos e já não funciona, aquela geladeira velha que também não funciona, entre outros artigos. Tem um grande impacto para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de fazer uma boa ação, já que o material será vendido para uma empresa especializada e a venda será convertida em recursos destinados à FNCC – comentou a educadora ambiental.   

 

Além do descarte, a AMAR em parceria com a Água das Agulhas Negras terá uma tenda no local, atendendo todos os protocolos de segurança sanitária, para informar a população sobre a importância da preservação da água e sobre o descarte de resíduos. Entre as informações prestadas, a equipe chamará a atenção para o cronograma da coleta seletiva nos bairros. 

 

Descarte específico para Mauá e Engenheiro Passos  

 

Além do descarte realizado no Parque das Águas, no dia 20 de março, a ação também oferece o descarte nos distritos de Visconde de Mauá e Engenheiro Passos. Os moradores desses locais têm até o dia 18 para descartar seus resíduos em pontos estratégicos de cada um dos distritos.   

 

Em Mauá, o descarte é feito na sede do Parque Estadual da Pedra Selada, na Rua Wenceslau Braz, nº 240, das 9h às 16h. Já em Engenheiro Passos, os moradores poderão descartar o lixo eletrônico na Casa Azul, na Avenida das Camélias, s/n, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  

 

Materiais para descarte  

 

Os eletroeletrônicos, foco da ação, podem ser definidos como todo e qualquer aparelho que precise de energia para funcionar, seja essa energia vinda de pilhas, baterias ou que precisam ser ligados à tomada. Os possíveis materiais vão desde aparelhos pequenos como celulares e afins, até ventiladores, fogões, geladeiras e lavadoras de roupas.

 

Foto: Divulgação

 

Share
 
Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021