Notícias - Resende

Prefeitura de Resende realiza feira de adoção de cães e gatos

Ação, em parceria com o Resende Shopping, acontecerá neste sábado, dia 13, entre 13h e 16h

 

A segunda edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura de Resende será promovida neste sábado, dia 13, das 13h às 16h, no piso L2 do Resende Shopping, no Centro. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Resende Shopping. A campanha contará com aproximadamente 15 animais, sendo 10 filhotes, para serem adotados por pessoas que estejam dispostas a oferecer um lar e toda a assistência necessária.

 

A primeira edição de 2021 aconteceu em janeiro passado. Este ano, cinco pets foram adotados na feira. Já no CCZ, localizado na Rua Eurídice Paulina de Almeida, nº 415, no bairro Vicentina II, foram contabilizadas 10 adoções em 2021. Nos últimos quatro anos, 431 cães e gatos do CCZ foram adotados por meio de campanhas e na própria sede do CCZ.

 

A última feira, agendada para o dia 7 de março, na tradicional Feira Livre de Resende no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, foi cancelada devido à chuva. Nesta edição, serão expostos seis filhotes de cães e quatro de gatos, sendo os demais cachorros de porte médio. Durante a ação solidária no Resende Shopping, quem quiser, pode colaborar com a doação de um quilo de ração para cães ou gatos.

 

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Bruno Marins Souza, informou quais são os critérios para adoção dos animais, que foram resgatados nas ruas ou possuem histórico de maus-tratos.

 

— É importante dizer que os cães e gatos com idade acima de oito meses já serão entregues castrados pelo CCZ. Caso tenha idade inferior para a realização do procedimento, será garantida a castração após o ato da adoção. Os participantes da campanha de adoção devem ser maiores de 18 anos de idade e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O interessado pelo pet não precisa ser morador de Resende. O interessado poderá levar o bicho de estimação escolhido para a sua casa, mediante a assinatura do Termo de Adoção Responsável. O documento serve para que o novo tutor do animal assuma o compromisso de castrá-lo, além do seu bem-estar e cuidados necessários. É aconselhável que machos e fêmeas passem pela intervenção cirúrgica a partir do sexto mês. Existem muitos animais abandonados precisando de um lar e, principalmente, amor e carinho, por isso, incentivamos esta ação solidária. Os pets disponíveis para adoção estão em condições saudáveis e já receberam os primeiros cuidados – complementa.

 

O diretor do CCZ lembrou sobre a importância da castração. “A medida ajuda no controle da taxa de natalidade, além de evitar uma série de doenças, tais como: alguns tipos de câncer; piometra nas fêmeas (infecção bacteriana no útero); e gravidez psicológica, entre outras. Vale lembrar que a castração é uma questão de saúde pública, que engloba vários benefícios”, frisa.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da sede do Centro de Controle de Zoonoses de Resende: (24) 3360 9690.

 

Foto: Carina Rocha

 

Share
 
Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021