Notícias - Região

PREFEITO EDNARDO BARBOSA E SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO, GUSTAVO TUTUCA, ENTREGAM CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA*

 

Como parte da programação de comemoração aos 26 anos de emancipação-político-administrativa de Pinheiral e visando fomentar e incentivar os artesãos do município, foi realizado na manhã desta sexta-feira (18), na Praça Igor Sousa (ao lado da sede da prefeitura) a entrega da Carteira Nacional do Artesão, da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ) e do Governo Federal, por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. No total, foram 26 carteiras entregues em mãos pelo prefeito Ednardo Barbosa, pela vice-prefeita, Sediene Maia, e pelo Deputado Estadual e Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, responsável por trazer a iniciativa à cidade do Sul do Estado.

Publicidade

 

O evento contou com a participação do Deputado Estadual, Rosenverg Reis, do Diretor de Marketing das lojas Caçula, Roberto Santos, do Coordenador do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro, Marcel de Vasconcelos, e dos vereadores da Câmara Municipal de Pinheiral, Jordacio Elias Mendonça, Mário Arthur Franco, Carina Valim, José Augusto Cardoso e Léo Barros. Com a Carteira Nacional do Artesão, os profissionais da área várias possibilidades de benefícios a serem adquiridas, pois ela proporciona inúmeras vantagens como o acesso a microcrédito, a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Estadual, capacitações, auxílio para divulgar trabalhos e benefícios com instituições parceiras, como descontos na compra de matéria-prima. Além disso, também são concedidos descontos em lojas, como a Caçula, que oferece descontos especiais para os artesãos que apresentarem a carteira em qualquer unidade da loja. Vale ressaltar que agora os artesãos de Pinheiral possuem um catálogo virtual disponível no link www.artesanatodepinheiral.com.br para exposição de seus produtos, possibilitando que o cliente entre em contato direto com o vendedor.

 

O prefeito Ednardo Barbosa aproveitou a ocasião para agradecer a seu amigo, Deputado Estadual e Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, pelo compromisso com Pinheiral.

 

“A participação dos artesãos é muito importante para nós, gestores de Pinheiral. Eu gostaria de agradecer, principalmente, a presença dos vereadores e também dos secretários. Quero aproveitar a oportunidade de engrandecer o trabalho do Gustavo que é parceiro de longo tempo de Pinheiral e nesses 26 anos sempre teve compromisso e muito carinho com essa cidade. Ele foi o responsável pela construção da nossa sede da FAETEC e quando no início da minha gestão, 500 pessoas foram contempladas com exames oftalmológicos e doação de óculos. Agora completamos mais um ciclo com a entrega da carteira do artesão, que tem um significado muito importante. Quem já a possui sabe o benefício que ela tem. Então eu queria mais uma vez de público agradecer todo o esforço que o Gustavo sempre teve e esse olhar carinhoso que tem pelo interior, mostrando seu real compromisso com a nossa região”, frisou Ednardo.

 

Gustavo Tutuca, Deputado Estadual e Secretário de Estado de Turismo, agradeceu pela colaboração de todos os envolvidos e pela presença dos vereadores da cidade.

 

“É sempre um prazer estar em Pinheiral junto ao Ednardo e a professora Sediene, essa dupla que tem cuidado com tanto carinho e responsabilidade dessa cidade, e que tem colocado Pinheiral no patamar que precisa e merece, tenho orgulho de estar ao lado de vocês e de toda a sua equipe. Parabéns a toda a equipe da SEMECULT, estamos aqui para dar a assistência que vocês merecem. Durante muito tempo o artesanato foi encarado como hobby ou como lazer e hoje ele é fonte de subsistência de muitas famílias. A gente, enquanto programa de artesanato, temos colocado a prioridade que o governador Cláudio Castro nos deu, que é gerar emprego e renda para as pessoas. O Programa de Artesanato é um viés importante para esse desenvolvimento. Esse é um momento muito importante de comemoração pelo aniversário e de muitas entregas, então, parabéns aos que receberam a carteira, desejo que façam bom uso e que tenham sucesso nas vendas”, concluiu.

 

Publicidade

 

A vice-prefeita, Sediene Maia, exaltou a importância da arte para o município.

 

“Esse é mais um evento em comemoração aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Pinheiral, que possui uma história com forte vertente artística. Vocês artesãos, artistas de Pinheiral, provam isso a cada evento que fazemos, pois sempre chegam novas pessoas que confirmam que nossa cidade é realmente um berço de artistas. A certificação feita hoje só vem a oficializar o valor que os senhores e senhoras têm para que a arte fique cada vez mais fortalecida”, Sediene Maia.

 

Já Aline Gouvêa, Secretária de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT), reforçou a importância do trabalho em equipe.

 

“O que está acontecendo aqui hoje é resultado de um trabalho em equipe, tanto do Estado, como do município que conduziu os artesãos que vieram presencialmente fazer a sua inscrição. Destaco a importância do trabalho em equipe, porque a gente só consegue isso quando temos bons líderes. O Gustavo Tutuca levando esse projeto maravilhoso para todos os municípios, assim como o nosso prefeito Ednardo Barbosa e a vice-prefeita, Sediene Maia, que são sempre apoiadores em ações como essa que beneficiam os artesãos. E tem, ainda, outros parceiros com a mesma visão, como a Caçula e os vereadores presentes, mais uma vez apoiando iniciativas como essa. Então eu só tenho a parabenizar a toda a equipe que está possibilitando esse benefício tão importante”, disse.

 

De acordo com Marcel de Vasconcelos, Coordenador do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro, somente em Pinheiral, estão cadastrados 61 artesãos.  

 

“Hoje nós temos 16.446 artesãos cadastrados no nosso programa. No município de Pinheiral nós temos 61 artesãos cadastrados. Hoje, com muita alegria a gente entrega 26 carteiras. Atualmente ocupamos o quarto lugar no ranking nacional, muito brevemente temos a capacidade de ocupar o primeiro lugar. Com a ascensão da economia criativa a pasta do artesanato vem ganhando destaque e dados levantados pelo IBGE em 2019 mostram que o artesanato gerou mais de R$50 bilhões, sendo fonte de renda de mais de 10 milhões de pessoas. Entendendo essa importância, nosso líder, secretário Gustavo Tutuca, nos orientou que uma das suas principais diretrizes é o desenvolvimento do município de Pinheiral. Então a nossa presença aqui é mostrar que nós estamos fazendo nosso dever de casa, é colocar todas as ferramentas competentes da nossa pasta para apoiar e ajudar no desenvolvimento do município. Aproveito também para parabenizar Pinheiral por ter sido pioneiro no cadastro online, assistido com apoio da Tania Amorim, diretora da SEMECULT, junto com a nossa equipe técnica demonstrando cuidado e carinho com o profissional artesão”, disse.

 

Roberto Santos, Diretor de Marketing das lojas Caçula, falou sobre um dos projetos que a empresa, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo oferece aos artesãos, o “Artes para Todos”, por meio de aulas online de artesanato.

 

“A partir do momento que os artesãos recebem esta carteira, eles têm um benefício, compram produtos mais baratos e sem limite de compras. Para adquirir, basta ir até a loja Caçula mais próxima e fazer o cadastro. Aproveito para dar os parabéns pela carteira, pois é um reconhecimento profissional que está nas mãos desses artistas, visto que o artesão já é profissão regulamentada. Obrigado ao Gustavo Tutuca, por estar trazendo a Caçula junto com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, e obrigado, também, ao prefeito Ednardo Barbosa por estar sempre apoiando projetos de artesanato”, disse. 

 

Publicidade

Share
 
Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021