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‘Resende inteligente’ chega ao parque tobogã e fase de teste para uso público gratuito de internet começa nesta segunda, dia 18

Estruturação da rede de internet começou na quinta, dia 14, e contou com interligações de cabos de fibra ótica e duas antenas.

 

A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SuMTI), integrou mais um espaço público ao projeto “Resende Inteligente”: o Parque Tobogã, localizado no bairro Vila Julieta, conhecido como Alvorada. A implantação da rede de internet gratuita no Parque Tobogã teve início na quinta-feira, dia 14, e contou com interligações de cabos de fibra ótica e duas antenas. Com a estruturação da rede no parque em questão, uma das antenas já será liberada nesta segunda-feira, dia 18, para a fase de teste viabilizando o uso público gratuito de internet.

 

De acordo com o superintendente da SuMTI, Márcio de Souza Silvestre, a segunda antena será testada em breve. O superintendente explica como funciona a estruturação de novos pontos de internet nos prédios e locais públicos pelo governo municipal.

 

— Desde 2017, início do primeiro mandato da gestão Diogo Balieiro Diniz, a Prefeitura vem buscando consolidar o município no conceito de ‘Resende Inteligente’, que faz bom uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. Já foram instalados 13 mil metros de extensão de cabeamento de fibra ótica em todo o município, que possibilitou a estruturação de novos pontos de conexão de internet com alta velocidade e, consequentemente, a expansão do ‘Resende Inteligente’. A internet gratuita, por intermédio deste projeto, já está presente no Pátio do Centro Administrativo da Beira-Rio, Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, Parque das Águas e no Hospital Veterinário Público de Resende. Temos a previsão inicial de conectar pelo menos 35 pontos da cidade, entre espaços da Educação, da Saúde, do Governo, da Assistência Social e locais públicos em geral. Está em estudo de viabilidade a implantação do sistema na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Alegria – frisa.

 

O superintendente Márcio Silvestre informa como o cidadão poderá ter acesso ao serviço no Parque Tobogã. “Todo o sistema de cadastro e autenticação foi desenvolvido pela equipe da SuMTI. Para utilizar o serviço, basta acessar a rede wi-fi no smartphone, tablet ou notebook e fazer um cadastro simples, de forma rápida e gratuita, que libera imediatamente o uso do sinal em qualquer um dos pontos da cidade, onde o serviço já estiver implantado. O padrão de acesso é igual para todos os locais”, complementa. Ele destaca que o processo faz parte da modernização da Gestão Pública, proporcionando mais eficiência nos serviços prestados à população, que ganha nova perspectiva de cidadania, e democratizando o acesso às novas tecnologias.

 

 
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