Notícias

Retrospectiva 2020: Prefeitura de Resende avança com integração de redes de tecnologia da informação e inova com aplicativo ‘monitora covid’

Processo de modernização da área de tecnologia da informação e telecomunicações ocorre na atual gestão do governo Diogo Balieiro Diniz

 

A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SuMTI), teve diversos avanços no que diz respeito à integração de redes de tecnologia da informação no ano de 2020. Outro fator marcante foi a implantação do aplicativo denominado ‘Monitora Covid’, importante plataforma de acesso às informações sobre o novo coronavírus que se alastrou pelo mundo todo. O processo de modernização da área de tecnologia da informação e telecomunicações ocorre na atual gestão do governo Diogo Balieiro Diniz, desde o início do primeiro mandato, no ano de 2017. Na época, vários contratos firmados no passado com empresas especializadas na área foram reavaliados, fator que gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões para os cofres públicos.

 

Em 2020, a Superintendência de Tecnologia da Informação deu continuidade aos projetos com a criação de Data Center próprio virtualizado, que concentra todo o sistema de informatização da Administração Municipal. Com a inovação, o governo municipal passou a centralizar e gerenciar melhor sua rede e conteúdos. O superintendente da SuMTI, Márcio de Souza Silvestre, destacou quais são os benefícios do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura personalizado e unificado, acrescentando outras evoluções no período de um ano.

 

— A criação do Data Center proporciona ambiente virtualizado com alta disponibilidade, hospedagem de sites e sistemas de informação e armazenamento de arquivos de rede. O Data Center é responsável por hospedar os principais sistemas da Educação, Saúde e de gestão da Prefeitura. A equipe ainda teve progressos na implantação do provedor de internet, disponibilizando acesso à internet e à rede de serviços nos prédios e locais públicos. Também foi criada uma fábrica de softwares, com o objetivo de desenvolver softwares e portais, integrar sistemas operacionais e ferramentas, modernizar sistemas legados e promover a manutenção de toda a rede de softwares. Desta forma, a Prefeitura ampliou significativamente seu domínio em relação aos sistemas desenvolvidos, implantados e customizados, sem gerar custos aos cofres públicos. É mais autonomia para o governo municipal, que passou a ter domínio próprio gerenciado por servidores de carreira – frisou.

 

Márcio Silvestre complementou que as mudanças viabilizadas nos mais diversos setores da Prefeitura refletem em uma sociedade mais organizada e em serviços funcionais, além de profissionais valorizados e população satisfeita.

 

— As inovações tecnológicas e a reestruturação do processo de informatização nas repartições públicas ganham proporções maiores pelas suas consequências que são: agilidade no atendimento aos usuários; facilidade de acesso; praticidade nas funções exercidas pelos servidores; e maior controle, transparência e segurança dos dados obtidos e fornecidos, entre outras características primordiais para o pleno funcionamento das atividades governamentais. No âmbito da pasta do Governo, podemos citar a implantação do Sistema para Controle de Frotas, que atua nos seguintes aspectos: gerenciamento do abastecimento dos veículos; controle sobre a manutenção veicular; confecção de relatórios de despesas; supervisão de ocorrências em geral; registro das solicitações de reserva; e monitoramento de deslocamento da frota. Também foi instituído o Sistema Gestão de Cemitério, que visa controlar: localização dos jazigos; sepultura por quadra; proprietário com ou sem certidão; e dados do sepultado e período em que faleceu. Na Educação, vale salientar que oito unidades educacionais foram contempladas com a reestruturação da rede de computadores, em parceria com a secretaria, além da oferta de wi-fi para os professores e alunos – reforça.

 

Os progressos alcançaram os cidadãos e as empresas da região, a partir da ampliação dos serviços on-line, possibilitando o acesso virtual e melhorias na hora de consultar e obter as guias de ISS (Imposto sobre Serviços), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e alvará, dentre outras facilidades.

 

Em períodos anteriores, começaram a ser disponibilizados resultados de exames médicos on-line, bem como o histórico de exames. Também foram criadas as plataformas de ensino “EDUCAR” e “AVA-SME”, que promovem a capacitação dos servidores, além dos portais e-OUV e do servidor.

 

As manutenções preventiva e corretiva do centro de processamento de dados acontecem de forma regular, já que os serviços de informatização estão interligados em toda a rede municipal. Estão sendo criados mais sistemas no mesmo servidor, após a implantação de tecnologia de virtualização de servidores no passado, que gerou otimização dos recursos dos gerenciadores de banco de dados.

 

MONITORA COVID

Visando monitorar de forma on-line os pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da SuMTI, inovou com um aplicativo. O ‘Monitora Covid’ segue em pleno funcionamento, tendo como ponto de partida os centros de triagem na luta contra o coronavírus. Durante o atendimento, o profissional do centro de triagem insere o paciente com as suas informações na plataforma.

 

O aplicativo disponibiliza questionários específicos, que permitem avaliar as atuais condições de saúde e também fazer um trabalho de acompanhamento médico dos cadastrados. Tudo é feito a partir de mensagens elaboradas por profissionais da área de saúde, que, com base na análise das respostas, encaminham os casos para o atendimento necessário. Há pessoas que partem para uma teleconsulta e outras que são direcionadas para unidades de saúde, por exemplo.

 

Após o cadastro, os pacientes podem acessar o ‘Monitora Covid’ para receber orientações padronizadas e comuns sobre a Covid, pelo WhatsApp: (24) 98817-1393. Umas das funções do aplicativo é reduzir as subnotificações de casos. Além disso, o aplicativo busca eleger pacientes para a realização de testes rápidos, acompanhar os contactantes e mantê-los em quarentena.

 

A plataforma de informações sobre a Covid-19 conta com recursos do Whatsapp e aplicativo para smarthphone, com robô de tomada de decisão, para acompanhamento de casos suspeitos em isolamento domiciliar.

 

O aplicativo disponibiliza aos pacientes: informações sobre ações realizadas pela Prefeitura; educação em saúde e prevenção via WhatsApp; classificação do risco do paciente; acompanhamento médico remoto; indicação de acompanhamento presencial e remoto; orientações comuns de saúde e conduta familiar; histórico clínico da Covid-19; estatísticas em tempo real; produtividade médica; gestão; e demografia da Covid-19.

  

CIDADE INTELIGENTE

Vale relembrar que, desde 2017, a Prefeitura vem buscando consolidar o município no conceito de ‘Cidade Inteligente’, que faz bom uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. A SuMTI segue com a instalação de cabeamento de fibra óptica, com a meta totalizada em 13 mil metros de extensão. O recurso permitirá expandir o projeto de internet gratuita com alta velocidade. A finalidade é conectar pelo menos aproximadamente 35 pontos da cidade, entre espaços educacionais, de saúde, de governo e de assistência e locais públicos em geral.

 

Foto: Gleisiane Carvalho

Compartilhe
Pin It

 
Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021