Prefeitura de Barra Mansa realiza Arraiá do Sangue Bom

Prefeitura de Barra Mansa realiza Arraiá do Sangue Bom

Iniciativa é promovida anualmente pelo Hemonúcleo, e em 2020 visa amenizar as carências de doação de sangue por conta da pandemia do novo coronavírus

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, promove o ‘Arraiá do Sangue Bom’ no Hemonúcleo Municipal. O evento que já é tradição na cidade se inicia na próxima segunda-feira, 15, e irá até o dia 03 de julho. Neste ano de 2020, o evento estará ainda mais especial. Em virtude da pandemia da Covid-19, há uma necessidade de suprir os estoques de bolsas de sangue que nestes últimos meses tiveram uma redução significativa. 

 

O coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, destacou a importância da iniciativa. “As doações não estão acontecendo de forma regular. Pra se ter ideia, desde a segunda quinzena de março as doações apresentam uma queda de 26%, se comparada ao mesmo período do ano de 2019. Isso compromete a manutenção dos estoques de bolsas de sangue, considerando que o sangue doadoé fracionado, ou seja, concentrado de plaquetas, de hemácias e de plasma. Cada componente desse tem um tempo de validade, então, se mantivermos as doações durante um período constante, conseguiremos atender os hospitais”, informou Sérgio. 

 

Sérgio Murilo ainda pontuou o período de inverno como um fator para afastar os doadores. “Neste mês junho é natural a ausência por conta da baixa temperatura e muitos candidatos a doações se tornam inaptos por estarem com infecções respiratórias, tais como resfriados, gripe, faringite e sinusite”, salientou. 

 

A responsável pela captação de doação de sangue, Cláudia Maria Oliveira, ressaltou como será feito o Arraiá. “Nesta ação serão oferecidos aos nossos doadores um lanche típico de festa junina. Lembrando que nesse momento estamos priorizando o agendamento para evitar aglomerações”, frisou. 

 

Respeitando as medidas de restrição, as doações estão acontecendo com distanciamento, disponibilização de álcool 70% em gel para o doador e colaboradores, higienização constante, aeração dos ambientes e serviço por meio de agendamento prévio de segunda à sexta-feira, das 7h às 14h, através do telefone (24) 3323-1918. Os doadores precisam usar máscaras de proteção facial.

 

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, no Centro, no anexo da Santa Casa de Misericórdia. A coleta de sangue pode ser feita de 7h às 11h.

 

Leia também: