Exposição “Dois tempos dois olhares” celebra elevação de Resende de vila para cidade

Exposição Dois Tempos Dois Olhares

Mostra fotográfica celebra a história do município com registros antigos e atuais apresentados de forma virtual

 

Resende celebrou 172 anos da elevação de vila para cidade nesse 13 de julho de 2020, com as comemorações ocorrendo de uma forma diferente diante do coronavírus. A Prefeitura promove uma mostra virtual, adaptada aos cuidados necessários para prevenção da pandemia. A Exposição virtual “Dois Tempos Dois Olhares”, uma iniciativa da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, por meio do Arquivo Histórico Municipal, era um desejo antigo dos organizadores e que ganhou força agora. O objetivo é registrar a história da cidade em forma de um comparativo de imagens do passado e do presente.

 

Segundo Ângelo Tramezzino, coordenador do Arquivo, a mostra conta com registros de dois fotógrafos. As imagens de Flávio Maia foram feitas em 1940 e os registros de Airton Soares são atuais, feitas em 2020. Pelo projeto, Airton pegou fotos de Flávio Maia e refez os trabalhos nos mesmos locais daqueles registrados 80 anos atrás. 

 

A exposição virtual foi aberta ontem e está disponível, por meio do acesso ao site oficial da Prefeitura de Resende www.resende.rj.gov.br, em um espaço especial para os registros da história do nosso município.

 

Leia também: