Resende: Mais de 10 mil atendimentos foram feitos pela central de monitoramento do coronavírus

Resende: Mais de 10 mil atendimentos foram feitos pela central de monitoramento do coronavírus

Prefeitura promove acompanhamento clínico de pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus, como também dos contactantes

 

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da pandemia realiza o acompanhamento de todos os casos da Covid-19 no município, como também vem tomando todas as medidas necessárias para o combate ao vírus. Até o momento, mais de 10 mil atendimentos foram feitos pela Central de Monitoramento do Coronavírus em Resende.

 

Vale ressaltar que muitas das vezes a mesma pessoa é atendida mais de uma vez. Ou seja, um mesmo paciente pode ser responsável por mais de um contato. Neste total, também se juntam os atendimentos feitos aos contactantes.

 

O acompanhamento é realizado pela Vigilância em Saúde, através das Equipes de Epidemiologia, e pela Atenção Primária, por meio das Equipes de Saúde da Família, bem como através de uma plataforma online conhecida como "Monitora COVID". O trabalho, fundamental para conter o avanço do coronavírus, conta ainda com o apoio de funcionários do CEREST e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. São realizadas chamadas por telefone ou videochamadas e também são enviadas mensagens de texto por WhatsApp aos pacientes atendidos no Centro de Triagem do Hospital de Emergência.

 

O serviço de monitoramento realiza o acompanhamento clínico dos pacientes suspeitos e confirmados, como também de quem manteve contato com estas pessoas. A iniciativa também busca orientar, agendar exames, informar e controlar os resultados, além de elaborar relatórios e estatísticas de monitoramento. Já foram feitos, até agora, mais de 8 mil contatos entre a equipe e os pacientes por telefone e mais de 3 mil por outros meios.  O trabalho alcança tanto quem está em isolamento domiciliar como quem tem de buscar tratamento hospitalar.

 

Assim, os pacientes infectados pelo coronavírus são constantemente monitorados através do telefone pelas equipes da Epidemiologia e Saúde da Família para verificar o quadro de saúde e também sua evolução. Após isso, começa uma etapa para localizar as pessoas que tiveram algum contato com os infectados nos últimos dias. A partir disso, todos são monitorados e são orientados a entrar em quarentena no período de 14 dias.

 

Plataforma Digital

Além deste monitoramento por telefone, a Prefeitura disponibiliza um sistema para pacientes que vão até o Centro de Triagem do Hospital de Emergência. Os técnicos recebem os dados dos pacientes que chegam à tenda do hospital e mais tarde entra em contato com a pessoa pela plataforma "Monitora COVID" por mensagem por WhatsApp para fazer o monitoramento.  A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os pacientes mantenham os dados de contato atualizados e corretos para garantir o atendimento.

 

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