Projeto da prefeitura de Resende vai resgatar valores históricos do município através de vídeos

Projeto da prefeitura de Resende vai resgatar valores históricos do município através de vídeos

“Resende – Passado e Presente” terá vídeos todas as sextas-feiras com locais históricos no Facebook da Prefeitura e no portal da Educação

 

Mesmo com o período de pandemia do coronavírus impossibilitando a formação de aglomerações, a Prefeitura de Resende encontrou novas formas de continuar aproximando a população resendense de espaços impregnados de história e tradição. Através de uma parceria entre a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto “Resende - Passado e Presente” vai promover um passeio sem sair de casa por diversos pontos da cidade.

 

De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o objetivo do projeto é resgatar os valores históricos do município com o auxílio das redes sociais, uma vez que o mundo todo atravessa um momento mais propenso à procura de lazer e cultura através da internet. Com isso, todas as sextas-feiras estarão disponíveis novos vídeos no Facebook da Prefeitura de Resende e no Portal da Educação (educacao.resende.rj.gov.br).

 

Os locais, de acordo com o planejamento do projeto, serão: Av. Albino de Almeida, Largo da Matriz, Praça do Centenário, Casa da Cultura, Ponte Velha, Rua dos Voluntários e Rua 15 de Novembro. O conteúdo do projeto baseado em um livro, que leva o mesmo nome do projeto e que está disponível nas unidades escolares do município.

 

- Em 2019 a FCCMM lançou o projeto “Passeio Histórico”, que oferece a grupos de alunos da rede pública e privada uma caminhada pelo Centro Histórico de Resende, contando a história da cidade através de seus prédios, construções e monumentos. Como estamos enfrentando um período de pandemia, um novo projeto que adapte a essa realidade foi criado para que a população continue aprendendo e visitando, mesmo que por vídeo, locais ricos, de grande importância na história de Resende – explicou o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.

 

A escolha dos locais e datas contemplados também levam em consideração datas comemorativas. No próximo dia 13, por exemplo, o conteúdo homenageará a elevação do município de vila à cidade, que acontece no dia 13 de julho de 1848. Os responsáveis pela realização do projeto são o professor e Coordenador de Ciências Humanas, Makyl Angelo, e o professor e Coordenador do Arquivo Histórico, Angelo Tramezzino.

 

O cronograma também prevê a realização de uma live no dia 13 de julho, abordando diversos aspectos sobre a história de Resende.

 

Datas:

- video 1, dia 22/06, introdução ao projeto

- video 2, dia 26/06: Casa da Cultura Macedo Miranda

- video 3, dia 3/07: Praça Oliveira Botelho

- video 4, dia 10/07: Rua Albino de Almeida

 

live dia 13, segunda-feira

- video 5, dia 13/07 - Elevação de vila à cidade

- video 6, dia 17/07

- video 7, dia 24/07

- video 8, dia 31/07 - Encerramento do projeto

 

Leia também: