Resende bate metas no programa ‘crescer saudável’ do governo federal e receberá incentivo financeiro

Resende bate metas no programa ‘crescer saudável’ do governo federal e receberá incentivo financeiro

Avaliação levou em consideração atividades desenvolvidas através do Programa Saúde na Escola de Resende  

 

Resende acaba de ganhar destaque em um monitoramento nacional, que vai garantir incentivo financeiro a novas iniciativas, através do Programa ‘Crescer Saudável’, do Governo Federal. O programa prevê um conjunto de ações a serem implementadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e tem como objetivo contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil entre os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que são atendidas pelo PSE. 

 

Como determinado previamente, os municípios que cumprissem pelo menos uma das quatro metas seriam recompensados com o incentivo financeiro, proporcional ao desempenho. Resende cumpriu todas as metas e, com isso, está credenciada a receber uma quantia equivalente a 100% do montante previsto.  

 

- Este é o primeiro ciclo do Programa Crescer Saudável realizado em parceria com o Governo Federal e Resende já conseguiu obter um excelente desempenho. Os números indicam que o trabalho desenvolvido através do Programa Saúde na Escola está sendo de excelência e servindo como referência para outros municípios. Os profissionais, tanto da saúde, quanto da educação de Resende, que são responsáveis por essa frente estão de parabéns. E que esse trabalhe continue – comemorou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.  

 

Os resultados do monitoramento do ciclo 2019/2020 do Programa Crescer Saudável foram apresentados e discutidos no Encontro Virtual Crescer Saudável, realizado pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, através de plataforma digital no último dia 10.  

 

PSE Resende

O PSE, instituído em 2007 no Brasil, é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública no país. Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações em promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede de ensino. 

 

Atualmente, o PSE é composto pela coordenadora Daniela Theodoro, que representa a Saúde (SMS); João Octávio Caranzano Moraes; representando a Educação (SME); e Juliana Martins, representante da Saúde Bucal. Além disso, para atingir as metas do Programa Crescer Saudável, o programa também contou apoio da equipe pedagógica da SME, do Núcleo de Apoio Saúde da Família- NASF, da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e das nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

 

Leia também: