Prefeitura de Resende já recuperou, ampliou ou construiu cerca de 120 espaços públicos desde 2017

Prefeitura de Resende já recuperou, ampliou ou construiu cerca de 120 espaços públicos desde 2017

Transformações levaram melhorias a escolas, creches, unidades de saúde e outros espaços públicos   

 

Em 2017, a Prefeitura de Resende adotou a postura de promover uma transformação em espaços públicos da cidade, que estavam em más condições e até mesmo oferecendo riscos aos profissionais e à população. Desde então, os resultados desta postura são visíveis por toda a parte no município. Já são cerca de 120 intervenções concluídas e entregues em todo o território resendense e mais de 50 obras em andamento.   

 

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, um dos principais pontos neste sentido foi o programa ‘Revitaliza Resende’. Segundo ele, o objetivo do programa é garantir melhores condições de trabalho aos servidores públicos e mais qualidade de vida aos moradores de Resende.   

 

- É necessário olhar para tudo aquilo que estava abandonado e em condições precárias. Há, por exemplo, muitos locais que foram contemplados pelo ‘Revitaliza Resende’ e que nunca haviam recebido uma intervenção. Alguns locais estavam há décadas sem os devidos reparos, melhorias ou ampliações. E o programa vem com o objetivo de resolver todos esses problemas, reerguendo estruturas e proporcionando qualidade nos espaços públicos do município. O maior retorno vem da população, que desde o início trabalhou em equipe com a Prefeitura e deixou pedidos para que finalmente esses espaços e unidades recebessem atenção da gestão municipal. Dezenas de demandas antigas foram resolvidas assim – ressaltou o prefeito.   

 

Educação

Entre escolas e creches, 17 unidades já foram beneficiadas e entregues à população. Outras 13 obras estão em andamento no setor, incluindo a construção de uma nova escola no bairro Parque Minas Gerais. Como fruto das ampliações e melhorias, até o fim de 2019 450 novas vagas em creches foram criadas. Diretamente ligado à promoção da educação e da cultura, houve também a revitalização da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio. “Só através de reaproveitamento e adequações nos espaços são centenas de vagas criadas. Isso evidencia a carência de intervenções que existia no município”, destacou o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio.   

 

Saúde

Entre os postos de saúde, 14 obras já foram entregues à população e hoje funcionam com mais conforto, modernidade e segurança. Já no caso das unidades de saúde, as intervenções aconteceram no Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori, com uma reforma total, além da revitalização completa do Hospital da Criança Albert Sabin, do Centro de Reabilitação e Hidroterapia e da Santa Casa de Misericórdia. Outras obras ainda estão acontecendo em todo município, incluindo a construção de um novo posto de saúde no bairro Santo Amaro.  

 

Infraestrutura

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos também mirou pontos da cidade que careciam de melhorias de infraestrutura, desde o centro da cidade até os distritos. Em Engenheiro Passos, por exemplo, além da construção de uma base do SAMU, a Prefeitura executou uma intervenção na ponte da Vila São Pedro. A estrutura da ponte, antes muito precária, foi totalmente reforçada para o trânsito, inclusive, de veículos pesados. Ainda em Engenheiro Passos, a gestão municipal construiu uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e revitalizou espaços de lazer.   

 

No bairro Paraíso, onde há um grande terminal rodoviário, muitas reclamações foram recebidas devido à precariedade do ponto de embarque e desembarque principalmente do transporte público municipal. A gestão municipal construiu um novo terminal com cobertura, bancos e organização adequada para o trânsito do transporte público, colocando fim em um problema antigo.   

 

A melhoria na estrada Surubi-Bulhões é uma das maiores obras do tipo feitas em Resende nos últimos anos, mas há ainda outro grande projeto em andamento. A iluminação da cidade está recebendo novas lâmpadas de LED, com maior economia aos cofres públicos e mais segurança. Novos sistemas de drenagem, pavimentação e sinalização também podem ser vistos em cada dia mais pontos da cidade, uma vez que tais serviços são contínuos.   

 

Esporte e Lazer

Mais de 50 praças e quadras esportivas pelo município foram contempladas até o momento. Como destaque mais recente, o Horto Municipal no bairro Paraíso, que estava em situação de abandono, foi reaberto com muitas novidades. A Prefeitura distribuiu novos brinquedos infantis e equipamentos de academia para todas as idades e diversos espaços de lazer que receberam intervenção. O Parquinho do Aarão, outro exemplo de transformação, foi totalmente revitalizado após muitos pedidos da população.

 

Leia também: