Centro de triagem do hospital de emergência de Resende ganha laboratório e sala de medicação

Centro de triagem do hospital de emergência de resende ganha laboratório e sala de medicação

Laboratório é exclusivo para pacientes com sintomas de síndromes gripais;caso seja necessária, medicação já é feita no mesmo local  

 

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou recentemente o centro de triagem, que já está em funcionamento na área externa do Hospital Municipal de Emergência, para possíveis casos suspeitos do Coronavírus. A novidade, desta vez, é que a tenda externa de atendimento recebeu um novo laboratório exclusivo e uma sala de medicação.

 

O laboratório dos ambulatórios externos é devidamente equipado e com equipes seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. O novo laboratório é de uso exclusivo para a tenda, atendendo, exclusivamente, os pacientes que chegam aos ambulatórios externos apresentando os sintomas de síndromes gripais.   

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no laboratório da tenda são realizados alguns exames de controle da triagem como o de sangue e o de swab nasofaringe, que examina a fossa nasal do paciente com o objetivo de verificar a presença de secreções. Além disso, são realizados testes de Influenza A (H1N1) e Influenza B para descartar a possibilidade de outro vírus antes de confirmar o Coronavírus.   

 

O centro de triagem foi criado exclusivamente para atender pacientes do município com suspeita da Covid-19. O novo local é arejado com cobertura e conta com profissionais da saúde que avaliam os pacientes com sintomas, assim evitando o contato desnecessário com outros pacientes que chegam ao Hospital de Emergência.   

 

A tenda externa conta com consultórios temporários, uma recepção e bebedouros com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas na área interna da unidade. Além do centro de triagem com laboratório, o Hospital de Emergência também está com um novo pronto-socorro, maior e com nova mobília que teve sua entrega antecipada, como também uma sala de raio-x, exclusiva para pacientes com suspeita de coronavírus.  

 

Sala de medicação

Além do laboratório, o centro de triagem também recebeu uma sala de medicação. Na nova área da tenda, após o atendimento, se for necessário em alguns casos, a medicação será feita no paciente no mesmo local.

 

Leia também: