Prefeitura de Resende revitaliza faixas de pedestres nas imediações de unidades de ensino

Prefeitura de Resende revitaliza faixas de pedestres nas imediações de unidades de ensino

Medida reforça segurança na travessia de alunos durante período escolar; outros pontos da cidade também estão passando por serviços de manutenção e pintura

 

A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), vem realizando trabalhos de revitalização das faixas de pedestres na cidade, durante o mês de janeiro. Diversos pontos dos principais fluxos viários do município, em especial nas imediações das unidades de ensino, já ganharam reforço na pintura.

 

Os serviços estão centralizados nas áreas escolares, devido ao retorno do período escolar. A rede pública municipal de ensino, por exemplo, volta às aulas no dia 4 de fevereiro, terça-feira. Os redutores de velocidade também são alvo deste processo de manutenção. A intensificação das medidas de segurança no trânsito deve ser concluída no mês de fevereiro.

 

Até o momento, as unidades educacionais que foram beneficiadas com as faixas de pedestres e redutores de velocidade renovados nos arredores são: Escolas Municipais Sagrado Coração de Jesus (Lavapés) e Getúlio Vargas (Cidade Alegria); Creche Municipal Favo de Mel; Colégio Estadual Pedro Braile Neto (Jardim Jalisco); Escola Sesi (Jardim Jalisco); Universidade Estácio de Sá (Jardim Brasília) e Ciep 489 Augusto de Carvalho (Cidade Alegria).

 

Prefeitura de Resende revitaliza faixas de pedestres nas imediações de unidades de ensino

 

De acordo com o superintendente da Sumtran, Denilson de Paula Silva, os serviços de revitalização são essenciais para evitar acidentes e conscientizar a população para a travessia com segurança.

 

— O reforço da pintura das faixas busca trazer melhorias na travessia dos pedestres e orientação para os condutores de veículos. A intensificação destes serviços acontece no período de volta às aulas, mas vale lembrar que a manutenção ocorre periodicamente e em casos de necessidade. O processo de educação no trânsito engloba várias medidas, tais como: campanhas de divulgação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manutenção das sinalizações horizontais e verticais, entre outras. A sinalização gráfica horizontal deve ser constantemente vistoriada, pois, além de dar maior segurança, serve para o controle, advertência e orientação do usuário – complementou, destacando que as pessoas devem respeitar as leis de trânsito.

 

No decorrer dos trabalhos, a equipe da Sumtran ainda revitalizou 14 redutores de velocidade no bairro Jardim Beira-Rio e várias faixas de pedestres na Avenida Francisco Fortes Filho, principal do Acesso Oeste, e proximidades. Com as obras de revitalização total da Área de Lazer Padre Gabriel Grolla, a Sumtran também atuou na pintura do meio-fio.

 

Foto:Gleisiane Carvalho

Leia também: