Prefeito de Valença destaca compromissos em dia

 

 

Em entrevista, Luiz Fernando Furtado da Graça fala da importância de parceria com Cedae

 

Por Giovanni Nogueira

 

   Na véspera do aniversário de Valença, o prefeito da cidade em entrevista a um jornal televisivo destacou alguns desafios, obstáculos e conquistas de seu governo. A administração municipal, que recentemente completou seis meses em atividade, comemora a estabilidade e pagamentos em dia, como o próprio prefeito destacou.

   - Com todas as dificuldades de crise econômica sentida em todo país, nós estamos mantendo nossos compromissos e mantendo os pagamentos em dia. Nossos funcionários receberão já nesta sexta-feira seus pagamentos.

Foto: Giovanni Nogueira 

PROBLEMA DA ÁGUA

 

   Além disso, o prefeito Fernandinho Graça como é conhecido, observou com precisão o problema da água.

   - É um assunto que tem causado preocupação e isso se dá devido à baixa vazão do Rio das Flores que antes era de 400 litros por segundo, e hoje chega a 180 l/s e isso não nos permite ter uma qualidade melhor. A população tem que economizar, e nós temos que ser parceiros da Cedae. Sentar conversar e ver como podemos ajudar. E é isso que estamos fazendo. A Cedae é estadual, está para ser privatizada. Alguns anos atrás ela iria receber 54 milhões para melhorias aqui no município através do PAC, e não recebeu essa verba – disse o prefeito.

   Fernandinho observou que pelas obras do PAC, iria ser construída uma nova adutora, redes de distribuição e reservatório específico com capacidade 10 vezes maior. Atualmente o prefeito ressaltou que já há um estudo em andamento, junto à Cedae para a possível captação de água do rio Bonito.

 

NOVAS EMPRESAS

 

   Em relação a um pacote de incentivos para atração de novas empresas, o prefeito destacou que algumas já estão se instalando, outras estão aguardando um melhor momento devido à recente crise econômica nacional.

   - Já temos três empreendimentos que irão gerar cerca de 500 empregos diretos trazendo mais estabilidade ao povo valenciano.

           

EDUCAÇÃO

 

   Na área educacional, Fernandinho destacou que todas as creches receberam melhorias, e ainda foi criada uma nova no bairro Vadinho Fonseca. Ele ainda comemorou a abertura das festividades do aniversário da cidade.

   - Todas receberam melhorias em merenda, estrutura e transporte. Estamos com um cuidado especial com a educação. Hoje tivemos um desfile na cidade com mais de mil crianças da educação Infantil que foi ideia da Secretaria de Educação e dos professores.

 

MOBILIDADE URBANA

 

   O administrador ainda falou sobre o processo de asfaltamento e calçamento de ruas e vias do município.

   - Estamos asfaltando quatro quilômetros e meio de asfalto na Passagem. Outros bairros e localidade brevemente serão beneficiados como Santa Lúcia, Morada do Sol, Quirino e várias outras ruas. Além disso, realizamos com frequência a operação tapa buracos em toda a cidade, pois estamos pensando nessas melhorias trazendo conforto para a época das chuvas que já está vindo – destacou.

 

OUTROS ASSUNTOS

 

   Outros assuntos foram abordados pelos telespectadores que enviaram suas perguntas. Entre eles, a questão da linha de ônibus Valença x Juiz de Fora. O prefeito informou que já há outras empresas interessadas e que brevemente o problema será sanado. Como observado pela reportagem a solução no momento é ir para Rio Preto, e de lá ir para Juiz de Fora.

   Um cidadão perguntou sobre os semáforos instalados no centro da cidade, por uma administração anterior. Fernandinho informou que os mesmos não foram bem planejados, atrapalhando mais ainda.

   - Faremos um novo estudo para ver o que é melhor. Hoje temos 27 mil carros em circulação na cidade para vias que não suportam tanto trânsito. Além disso, instalaremos o estacionamento rotativo que deve ajudar. Um decerto interessante é o que permitirá tirarmos carros abandonados nas ruas. O único problema, porém é a ausência de um depósito municipal que estamos vendo se iremos criar ou realizar algum tipo de convênio já que o Detran só recolhe carros irregulares.

   Em relação à distribuição de medicamentos no município, Fernandinho frisou que a farmácia municipal está com quase todos os remédios necessários aos pacientes, e que isso acontece após muitos anos de carências no setor.

   - Fico imensamente feliz de termos as prateleiras cheias de medicamentos para atender os valencianos - comemorou.

           

LIMPEZA DE CÓRREGOS

 

   A limpeza de córregos segundo o prefeito será realizada brevemente, assim como valas da cidade. Isso deve acontecer da forma mais rápida possível, já que o administrador municipal quer se anteceder à época de chuvas. O prefeito também lembrou que há o pedido de iluminação para algumas localidades, entre elas os bairros Spallas e que quadras esportivas estão sendo entregues para o lazer de algumas comunidades.

 

CEDAE

 

   Em nota ao programa, a Cedae informou que tem obras orçadas em 25 milhões, que em breve terá realizado as intervenções e melhorias necessárias, e que recentemente teve um problema que gerou desabastecimento. Enquanto isso por toda a cidade, a população reclama da falta d’água e da qualidade da mesma.

 

 

Leia também: