ALUNOS DAS CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS DE PINHEIRAL PARTICIPAM DE ATIVIDADES DA SEMANA DA ÁRVORE

 

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância das árvores para o meio ambiente, e, consequentemente, para a manutenção na vida no planeta, a Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural, está realizando uma atividade nas creches e escolas municipais, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21.


O público-alvo das atividades da Semana da Árvore são alunos das creches e dos 2º e 3º anos da 1ª fase do Ensino Fundamental das unidades escolares participantes. Na manhã desta segunda-feira, as atividades aconteceram na Creche Municipal Professor José Hugo Leal, e na Escola Municipal Três Poços. A tarde será a vez da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes. Já receberam o projeto, as Creches Municipais Antônio Mário Garcia, Geralda Muzza de Faria Barbosa, Sebastiana Corrêa de Queiroz, Dona Galeana Alves de Oliveira, Eunice Gouvêa de Souza, Professora Leda Vidal Ferreira e as escolas municipais Cel. Laudelino Alexandre da Silva, Miguel Barbosa, Paulo Freire. Ainda receberão as atividades, as escolas municipais Maria do Carmo Fadul Ferreira, Professora Domingas Alves Ferreira, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Educação Infantil Maria Isabel e Manoel Teixeira Campos Junior.

 

 

“Decidimos esse ano valorizar as árvores que as escolas têm. Escolhemos alguma espécie da área verde próxima à unidade e contamos a sua história, falamos sobre o plantio, há quanto tempo a árvore foi plantada no local, e fazemos um desafio aos estudantes para fazerem uma pesquisa mais aprofundada para a realização do projeto “A Árvore da Minha Escola”, na qual eles montarão sobre a espécie escolhida para ser trabalhada pela turma, para que eles valorizem a história da árvore que eles têm. Adaptamos o tema a cada faixa etária para sensibilizar os alunos sobre a importância da valorização das árvores, e procurando conscientizar também a população”, explicou a assessora de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Natália Nolasco Rios.

 

Segundo Natália, em alguns casos, como o da Creche Municipal Professor José Hugo Leal, no Parque Maíra, além de um bate papo com as crianças sobre a importância das árvores, e de como preservá-las, elas participaram de um plantio de mudas. Na ocasião, dezessete mudas foram plantadas pelas crianças, próxima a creche, e outras três foram plantadas em uma área no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro, por funcionárias do módulo.

 

 

“Acredito muito que a educação precisa transformar as crianças. Na creche começa toda essa consciência delas e, é importante falarmos desse assunto, mostrar que as árvores são um bem que precisamos preservar. Vamos dar continuidade a esse trabalho, levando as crianças no local para regar e reafirmar que elas precisam cuidar. Colocando essa sementinha no coração dessas crianças que o mundo vai fluir”, destacou a diretora da unidade Andréia Queiroz.

 

Na Escola Municipal Três Poços, os alunos foram reunidos próximos a escola para uma conversa sobre o tema e sobre a preservação e como havia uma árvore “Pata-de-Vaca” no local, essa foi a espécie escolhida para ser trabalhada pela escola com o grupo. Os alunos aprenderam um pouco no bate papo com a equipe da secretaria, e após uma pesquisa junto aos professores, será montado um mural sobre a espécie.

 

 

“Todo projeto referente a Educação Ambiental é fundamental para a escola e vem reforçar o que já é trabalhado em sala de aula. E uma atividade como essa, de reunir os alunos para falar sobre um tema importante como esse, e ainda explicar sobre espécies de árvores próximas a escola, é muito bom. E todo conteúdo que é passado aos alunos, a tendência é que eles sejam multiplicadores e passem aos familiares”, frisou a orientadora pedagógica da unidade Três Poços, Marlucia de Miranda.

 

Por Comunicação Social-PMP, imagem divulgação.

 

 

Leia também: