Secretaria de Agricultura faz parceria com supermercados para compra direta de produtores

Secretaria de Agricultura faz parceria com supermercados para compra direta de produtores

Objetivo é que pequenos produtores rurais consigam escoar suas produções diante das restrições com a pandemia do coronavírus 

 

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento firma, a partir desta semana, uma parceria com redes de supermercados que vai possibilitar que pequenos produtores rurais forneçam seus produtos nestes estabelecimentos. O objetivo é colaborar com o escoamento da produção durante a pandemia do coronavírus.

 

- Estamos atuando rápido, assim como todas as ações do governador Wilson Witzel, para que o Estado tenha menos impactos nesta crise. Esses agricultores terão a garantia da venda do seu produto dentro de grandes redes que foram mantidas abertas, apesar das importantes restrições determinadas. Esse apoio para eles é fundamental neste momento - disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

 

O primeiro negócio foi fechado entre uma grande rede de venda virtual e associações de produtores da Região Serrana, que vai possibilitar a venda de alimentos da linha hortifrutigranjeiros, como frutas, legumes e verduras. Os kits com os produtos foram entregues nesta terça-feira (31/03). Uma outra venda foi fechada com a rede de supermercados Zona Sul e os produtos serão entregues na próxima semana.

 

Outras grandes redes já estão negociando a compra e as operações serão fechadas em breve, oferecendo assim mais um canal de venda para produtores da agricultura familiar.

 

- Sem o nosso apoio seria inviável para muitos desses produtores esse contrato. As grandes redes fazem a compra de outras grandes redes ou direto nas centrais de abastecimento. Nosso objetivo é que, mesmo depois da pandemia, eles possam continuar com essa ponte, o que poderá significar uma melhora nos seus ganhos e seus negócios. O setor do Rio de Janeiro tem muito a ganhar com essa iniciativa - explica Marcelo.

 

Para fornecer produtos para as grandes redes, os agricultores precisam seguir alguns critérios como ofertar rastreabilidade, disponibilizar código de barras, documentação, entre outros parâmetros. A secretaria está apoiando e agilizando estes processos para os agricultores selecionados, além de fazer a ponte com as empresas.

 

Para ser incluído no projeto, os agricultores podem entrar em contato com a secretaria através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Leia também: