Dia do Desafio terá atividades em vários pontos de Barra Mansa

 Dia do Desafio terá atividades em vários pontos de Barra Mansa

Ação visa estimular o hábito da prática de exercícios físicos por pelo menos 15 minutos diários

 

Com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, a prefeitura de Barra Mansa, através da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, irá promover, nesta quarta-feira (29), o Dia do Desafio. A campanha mundial tem como proposta desafiar as pessoas a desenvolverem qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. No município, as ações acontecerão em vários pontos, inclusive no pátio do Centro Administrativo, a partir das 8 horas. A Praça da Matriz também terá atividades alusivas à data, assim como os 45 núcleos esportivos da cidade.

 

 

A coordenadora pedagógica da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Edimara dos Santos, explicou que a iniciativa visa mobilizar o maior número de pessoas possível e garante que tirar 15 minutos de 24 horas de um dia inteiro é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida. “Estamos ofertando diversos tipos de atividades exatamente para dar opção para as pessoas escolherem de acordo com seus limites, visando diminuir o sedentarismo nas pessoas. Todos os professores estão encarregados de colher os dados dos números de atendimentos em cada ponto, no qual vamos oferecer os exercícios”, disse Edimara.

 

Dentre as atividades oferecidas estão: caminhada orientada, ginástica laboral, aula de educação física nas unidades escolares municipais, estaduais e particulares. A ação central acontecerá na Praça da Matriz, com alongamento, Zumba, Muay-Thai e Cross Fight, oferecidas pela Coliseum Academia. Além das ações no pátio da prefeitura, estes exercícios voltados para os funcionários também acontecerão no Saae, na Secretaria de Ordem Pública e na Previbam.

 

 Dia do Desafio terá atividades em vários pontos de Barra Mansa

 

OBESIDADE X SEDENTARISMO

 

A obesidade está diretamente relacionada à má alimentação, a falta de atividades físicas e, também, ao sedentarismo.  Barra Mansa tem registrado um aumento em casos de obesidade infantil nos últimos anos. Hoje no município, 246 crianças estão cadastradas no programa Peso Legal Infantil, do setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

 

O programa consiste em fazer o acompanhamento desses pacientes com atividades físicas, alimentação saudável e acompanhamento nutricional.

 

De acordo com a coordenadora do setor de DCNT, Marina Monteiro, mais de mil pessoas entre crianças e adultos estão cadastradas nos programas de tratamento contra a obesidade em Barra Mansa. “Nós percebemos que a obesidade tem tido um aumento, isso também está relacionado ao ritmo de vida corrido que às vezes não permite uma alimentação adequada. Esses índices são preocupantes, principalmente nos casos de crianças”, frisou.

 

Marina ainda falou sobre o Dia do Desafio. “A realização dessa atividade permitirá que os nossos pacientes se estimulem a praticar exercícios”, concluiu a coordenadora.

 

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Barra Mansa, Fotos: Divulgação

 

Leia também: