Prefeitura de Barra Mansa amplia capacitação sobre relações étnico-raciais entre oficiais da Segurança Pública

Prefeitura de Barra Mansa amplia capacitação sobre relações étnico-raciais entre oficiais da Segurança Pública

Nesta quarta-feira, 30, participaram a 2ª turma da 2ª CIA do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Guardas Municipais. Debate é uma iniciativa da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR)

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), manteve as conversas com autoridades de Segurança Pública sobre a importância de estabelecer relações étnico-raciais na sociedade nesta quarta-feira, 30, em evento na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Nesta segunda edição, foi abrangido o segundo grupo de policiais militares da 2ª CIA do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com a presença do comandante, Capitão Alcimar Videira, e agentes da Guarda Municipal.

 

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa, destacou a iniciativa como fundamental. “É importante alinhar com as forças de segurança esses temas de estruturação racial. Eles estão na ponta, lidando diretamente com a população nas comunidades. Estamos aqui para estimulá-los a uma reflexão de que somos todos iguais na sociedade”, frisou Deviane.

 

O subcomandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, agradeceu a oportunidade de dialogar sobre os assuntos e absorver conhecimentos que nem sempre são transmitidos. “É de grande valia estar aqui participando e aprendendo. São abordagens importantes não somente para a nossa área de atuação, como para todo cidadão”, ressaltou Valente.

 

O articulador de Promoção da Igualdade Racial na Educação e membro do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), Eluan Lemos, pontuou que ações como a que o município promove junto à Segurança Pública tem sido um diferencial. “É importante essa abordagem específica dos policiais. Novamente a Prefeitura de Barra Mansa acerta em debater essas políticas e ações afirmativas que são muito importantes para o desenvolvimento social”, enfatizou Eluan.

 

Leia também: