Julho Amarelo: Prefeitura de Barra Mansa ressalta importância do combate às hepatites virais

Julho Amarelo Prefeitura de Barra Mansa ressalta importância do combate às hepatites virais

Objetivo é conscientizar a população sobre os riscos deste tipo de doença

 

Neste mês, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, promove a conscientização ao enfrentamento das hepatites virais. O Julho Amarelo é um período que marca a prevenção e a luta contra estas doenças, considerada silenciosa, já que em todo o Brasil milhões de pessoas são portadoras do vírus e não possuem o conhecimento disso.

 

O município está disponibilizando testes rápidos para a verificação de hepatite B e C em 46 unidades de saúde. Após o diagnóstico através da testagem, serão realizados exames confirmatórios para continuar com o acompanhamento. Os medicamentos para a Hepatite C são fornecidos pelo Estado. A vacina de hepatite B está disponível em todos os postos de saúde da cidade.

 

Renata Rena, Coordenadora do Programa de IST, AIDS e Hepatites Virais, comentou sobre as possibilidades de transmissão das doenças. “A transmissão pode ocorrer por meio do contato com sangue contaminado, como compartilhamento de agulhas, seringas, reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos, falha de esterilização de equipamentos de manicure e reutilização de material para realização de tatuagem. A transmissão sexual também pode ocorrer. De modo geral, a transmissão sexual desse vírus é pouco comum e ocorre em relações sem uso de preservativo. Há também a possibilidade de transmissão na gestão, parto ou amamentação”, afirmou Renata.

 

Neste ano, não serão realizadas campanhas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, visando contribuir para o isolamento social e a não proliferação da Covid-19.

 

Leia também: