Documentos históricos são localizados em Barra Mansa

Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse contém mais de 15 mil registros

Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse contém mais de 15 mil registros

 

Uma equipe do Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse encontrou recentemente em seu acervo documentos relativos aos antigos proprietários da fazenda, com informações que podem modificar a história do patrimônio.

 

Também foram localizados antigos Atos Normativos do Poder Legislativo Municipal, publicados em jornais da época, que irão contribuir com o setor administrativo do estabelecimento. São mais de 15 mil documentos arquivados que estão em processo de catalogação.

 

O historiador e gerente de patrimônio histórico cultural da Fundação Cultura Barra Mansa, Nikson Salem, aponta a importância histórica do resgate desses documentos. “São documentos datados desde 1811, época que Barra Mansa ainda pertencia a Resende. Implantar e manter um Centro de Documentação é um grande desafio, porém, é um item fundamental dentro de um projeto de memória institucional”, pontuou.

 

O Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse foi criado no atual governo, em 2017, com o objetivo de estabelecer um espaço para estudos, pesquisas, produção e armazenamento de documentos relacionados a história social e política de Barra Mansa. O local é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica próximo à Avenida Argemiro de Paula Coutinho, no bairro Barbará.

 

Fotos: Divulgação

Leia também: