Barra Mansa realiza Dia D de campanha de preventivo e exames de mama neste sábado, dia 07

Barra Mansa realiza Dia D de campanha de preventivo e exames de mama neste sábado, dia 07

Ação da Secretaria de Saúde acontecerá nas unidades de saúde do município

 

A Prefeitura de Barra Mansa promove neste sábado, 07, de 8h às 17h, o Dia D de coleta de preventivo e solicitação de mamografia, nas Unidades de Saúde (USF) da cidade. A iniciativa, além de ser um fator importante na prevenção de doenças, como o câncer de mama e no colo do útero, aproveita o Dia Internacional da Mulher para chamar atenção aos cuidados básicos e diagnósticos precoce.

 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde é que (OMS) a realização de preventivo deve acontecer anualmente, logo após o início a vida sexual. Já a mamografia deve ser feita a cada dois anos em pacientes considerados risco a partir dos 35 anos, e os demais, a partir dos 40.

 

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Williana Cardoso de Brito, ressaltou a importância do acompanhamento periódico. “As mulheres na idade de 25 a 64 anos devem estar atentas aos cuidados com a saúde e realizar o preventivo uma vez por ano ou conforme solicitação médica”, destacou Williana.

 

Para realizar o exame é necessário levar o cartão do SUS, RG e CPF. Apesar da realização do Dia D, diariamente as unidades do município realiza o procedimentos, além de orientações sobre o auto-exame da mama e solicitação de mamografias quando necessário.

 

 

Serviço

 

Dia D de Campanha de Preventivo e Solicitação de Exames de Mamografia

Data: Sábado, dia 07

Hora: 8h às 17h

Local: Unidades de Saúde do Município (USF)

 

Foto: Divulgação

 

Leia também: