Operação Segurança Presente reforça segurança em São Gonçalo

seguranca presente sg 2

Durante cerimônia de inauguração da base, governador anunciou retorno do Batalhão Florestal para o município

 

Mais uma cidade fluminense já conta com a Operação Segurança Presente. O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta sexta-feira (24/01), a 21ª base do programa, desta vez em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dois bairros - Centro e Alcântara – recebem o reforço do policiamento na região. Na ocasião, o governador anunciou o retorno do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) para Colubandê, uma antiga demanda dos gonçalenses.

 - Quero reafirmar meu compromisso com o povo de São Gonçalo. Temos muitos desafios para enfrentar ao longo deste ano, mas, com uma administração eficiente e ética, vai sobrar dinheiro para que possamos seguir investindo na educação, na saúde e no que a população precisa. As estradas que cortam o município já estão sendo reestruturadas por meio do nosso programa de asfalto. Determinei ao comandante Figueredo que fizesse os estudos para o retorno do Batalhão Florestal para a área do Colubandê e vamos voltar com a unidade da Polícia Militar para a região – adiantou o governador.

 

Além do investimento na polícia de proximidade, conceito do programa Segurança Presente, o município recebeu, em 2019, outros investimentos em segurança. O 7º Batalhão de Polícia Militar ganhou 141 novos profissionais formados e a rodovia BR-101, na altura da Niterói-Manilha, conta com o reforço do patrulhamento de policiais militares em conjunto com homens da Polícia Rodoviária Federal.

 

O Segurança Presente em São Gonçalo funciona diariamente, das 6h às 22h. O patrulhamento conta com 40 policiais militares por dia no Centro, e 40 em Alcântara. O efetivo se deslocará a pé e por meio de motocicletas e viaturas. A base do programa no Centro da cidade ficará instalada na cabine na Praça Zé Garoto e, a de Alcântara, na cabine entre as Ruas Yolanda Saad Abuzaid e João Caetano, próximo ao viaduto de Alcântara.

 - O Programa Segurança Presente está sendo chancelado pela sociedade como um sucesso. Solicito ao coordenador da operação aqui em São Gonçalo que mantenha o conceito da proximidade com comércio local e com a população – disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.

 

seguranca presente sg

 

O vendedor Caio Fernandes acredita que, com a chegada do Segurança Presente no bairro, as vendas melhorem no estabelecimento comercial em que trabalha, em Alcântara.

 - Aqui é bem perigoso, com assaltos constantes do começo do dia ao fim da noite. A falta de segurança afasta muitos clientes e, agora, acho que teremos melhorias no bairro – opinou.

 

Estiveram presentes à cerimônia os secretários de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo; e de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência, tenente-coronel Priscila Azevedo Barletta; além do prefeito do município, José Luiz Nanci.

 

Próximas inaugurações ainda em janeiro

 Ainda neste mês de janeiro, a Operação Segurança Presente chegará aos bairros de Irajá e Madureira, no dia 28. A base Jacarepaguá Presente, que atenderá as regiões da Freguesia, Taquara e Vila Valqueire, está prevista para ser inaugurada no dia 4 de fevereiro.

 

Ao todo, o programa, que conta com 21 bases, atua na Lapa, Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Tijuca, Méier, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Niterói, Nova Iguaçu, Austin, Duque de Caxias, Barra da Tijuca, Recreio, Grajaú/Vila Isabel, Copacabana e Bonsucesso.  

 

Fotos: Philippe Lima 

Leia também: