Prefeitura desenvolve ações de apoio ao trabalhador

Prefeitura desenvolve ações de apoio ao trabalhador

Medidas visam à geração de emprego e renda e a atração de novos empreendimentos

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda, tem investido em ações que viabilizam a geração de emprego e renda. As medidas têm como base três eixos de atuação: atendimento ao trabalhador, qualificação profissional e a atração de novos empreendimentos.

 

 

Segundo informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, o órgão, por meio do Centro do Empreendedor, tem auxiliado os profissionais que buscam a retomada no mercado de trabalho. “Além de elaborar o currículo vitae dessas pessoas, aproveitamos o momento para orientar sobre entrevista de trabalho e postura profissional, além de fazer o encaminhamento para cursos de qualificação do Programa Jovem Trabalhador e Incluir”, detalhou Raymundo.

 

No que se refere à geração de renda, a Secretaria de Fazenda implantou recentemente o Alvará online, procedimento que agiliza o processo de abertura da empresa, com eficiência, praticidade e a redução da burocracia.

 

Quanto à parte do Alvará on line, o secretário de Fazenda, Leonardo Ramos, esclareceu que o procedimento até então adotado, o  alvará físico levava em torno de 50 dias para ser emitido. “Com o Alvará online, o documento fica pronto em torno de quatro horas. O município está adotando uma metodologia diferenciada e inovadora na região, onde há um acompanhamento constante nas formas de simplificação no processo de cada secretaria envolvida, de acordo com o licenciamento”.

 

POSTOS DE TRABALHO – O empenho da administração municipal frente à situação econômica do país tem surtido efeito. Em agosto, Barra Mansa criou 1.795 vagas de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, são 7.082 empregos.

 

A maior parte do desempenho positivo se deve à geração de empregos no setor de serviços. Esse segmento gerou 3.354 mil vagas e embora tenha ocorrido o desligamento de 2.831 trabalhadores, o saldo se mantém positivo com 523 vagas. Em seguida, aparece o comércio com 2.538 mil vagas, a indústria de transformação com 766 vagas e a construção civil com 322 novas contratações.

 

No comparativo entre as cidades do Sul Fluminense, Barra Mansa desponta na 4ª colocação no saldo da geração de emprego. O saldo é obtido através da diferença entre o número de empregados admitidos e os dispensados.