Projeto “Lugares de Memória” contará história do bairro Campos Elíseos

Projeto “Lugares de Memória” contará história do bairro Campos Elíseos

 

 

Exposição começa no próximo dia 16 de setembro, na sede do Arquivo Histórico de Resende

 

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda lança o projeto “Lugares de Memória”. A primeira edição do evento acontecerá entre os dias 16 de setembro e 14 de novembro, trazendo o bairro Campos Elíseos como tema. O projeto é desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal,  que vai abrigar a mostra.

 

 

A primeira edição mostrará o bairro Campos Elíseos, um polo residencial e comercial, apontado como Primeiro Distrito das Agulhas Negras. A região possui marcos importantes, como a Estação Ferroviária (inaugurada em 1873), e abrigou a Cooperativa de Leite Agulhas Negras, símbolo do tempo áureo da pecuária leiteira. Além disso, recebeu os imigrantes sírios e libaneses que contribuíram muito para o desenvolvimento do comércio local.

 

De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o projeto vem com o objetivo de apresentar a memória dos bairros, através de registros fotográficos, notícias e curiosidades que ilustram as suas transformações, mudanças e permanências. Da mesma maneira, os processos de construções de identidade de cada comunidade estarão em foco. 

 

Projeto “Lugares de Memória” contará história do bairro Campos Elíseos

 

A Exposição “Lugares de Memória – Campos Elíseos” ficará aberta para visitação do período de 16 de setembro a 14 de novembro de 2019, de segunda a sexta, de 12h a 17h, no Arquivo Histórico de Resende, no Centro Histórico. 

 

 

Serviços:

“Lugares de Memória – Campos Elíseos”  

Data: 14 de setembro a 16 de novembro

Horário: 12h às 17h 

Local: Arquivo Histórico de Resende, na Rua Luiz da Rocha Miranda, n° 117 - Centro Histórico