Um dia histórico para a rádio pública do Estado do Rio de Janeiro. Aos 87 anos, a Roquette-Pinto realiza um sonho antigo: inaugurou nesta quarta-feira (07/07) um estúdio avançado no Palácio Guanabara. Agora, além de sua sede, que preserva o único teatro de rádio do país, o veículo conta com o espaço para transmissões, gravações e veiculação de notícias exclusivas da sede da administração estadual. Algumas atrações da programação da rádio, que agora também pode ser ouvida por aplicativo de celular, serão realizadas no novo estúdio.
Publicidade
Representando o governador Cláudio Castro no evento, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, destacou que o novo estúdio vai contribuir para aumentar a integração entre o Palácio e a população fluminense.
- Um dia de muita alegria. Uma rádio quase centenária, que hoje está em um momento histórico e abre suas portas para o cidadão, em um momento de retomada da economia e das atividades culturais e artísticas. Isso em uma semana de anúncios importantes para o RJ, como foi nesta terça-feira o da retomada das obras do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana. É uma nova fase para essa rádio, que agora terá o conselho consultivo e também com esse estúdio em um espaço privilegiado do Palácio Guanabara, aberto para todos os servidores e para a população – explicou Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil.
O chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil, Marcos Salles, enfatizou os benefícios que a inauguração trará para a população do Rio de Janeiro.
- O Palácio é a fonte das informações oficiais e, com isso, a Roquette vai transmitir diretamente essas notícias de forma efetiva e de interesse real para os ouvintes. E poderão ser replicadas para todas as mídias.
A vocação para a prestação de serviço da Roquette-Pinto volta com força total e mostra a valorização do Governo do Estado com a rádio pública.
- A inauguração do estúdio avançado mostra a integração da Comunicação do governo estadual com a rádio pública. É uma vocação da Roquette a prestação de serviços para o ouvinte, com transparência e informações de qualidade para todas as regiões do estado do Rio de Janeiro – frisou a subsecretária de Comunicação do Governo do Estado, Denise Ribeiro.
O presidente da rádio, Thiago Gomide, que já foi voluntário da Roquette no início da carreira profissional, celebrou a conquista, fruto de várias parcerias e apoio de representantes de várias esferas da administração pública, setor cultural e sociedade civil, além do empenho dos funcionários da emissora. Gomide também destacou o papel de uma rádio pública.
Publicidade
- É um momento importante com protagonismo de tantas figuras essenciais para a Rádio Roquette-Pinto. Temos na sede o último auditório de teatro do Brasil e não sairemos de lá, mas vamos transmitir alguns programas do estúdio avançado. A qualquer momento, podemos entrar com notícias e prestação de serviços que são uma marca da emissora. Um veículo plural, que valoriza a educação e a cultura do estado. É a missão da rádio pública.
A solenidade, que contou com a participação dos funcionários da emissora, marcou, também, a assinatura da posse do novo Conselho Consultivo da Rádio Roquette-Pinto, medida inédita adotada pela atual gestão para garantir a pluralidade e transparência da rádio pública. O Conselho é formado por representantes da administração pública e da sociedade civil.
- Estou muito honrado de fazer parte do Conselho da Roquete. Fiquei emocionado ao descerrar a placa de inauguração da emissora que com certeza vai marcar ainda mais a história do rádio no nosso país. Parabéns ao Governador Cláudio Castro e a todos os profissionais envolvidos nesse projeto - disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
- O Conselho da Roquette é voluntário e de grande valor. As pessoas estão aqui porque querem contribuir e isso torna o trabalho mais eficaz – enfatizou o presidente do jornal Correio da Manhã, Cláudio Magnavita, um dos membros do Conselho.
Ícone da cultura carioca, o fundador do Instituto Cultural Cravo Albim, Ricardo Cravo Albim, destacou a importância do amor pela cultura e educação que marcam o trabalho da atual gestão da rádio.
- A emoção é um sentimento que constrói. As coisas são feitas por esses sentimentos como paixão e emoção. E essa gestão com Thiago Gomide à frente constrói isso – frisou Ricardo Cravo Albim, também um dos membros do Conselho da Roquette-Pinto.
Também estavam presentes os membros do Conselho Consultivo da Rádio, o chefe de gabinete da Casa Civil, Marcos Salles, o presidente do jornal Correio da Manhã, Cláudio Magnavita, a subsecretária de Comunicação, Denise Ribeiro, e o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.
Mesmo com 30 anos de experiência em rádio, a apresentadora Ermelinda Rita se emocionou na abertura do programa.
- Foi um orgulho para mim apresentar o programa de inauguração do estúdio remoto da Rádio Roquette-Pinto, no Palácio Guanabara. Foi um marco para a história da emissora que assim fortalece os pilares: educação, cultura e música de qualidade. É bom lembrar que esse trabalho é pensando sempre no nosso ouvinte, morador no estado do Rio de Janeiro – destacou a apresentadora do programa jornalístico O Rio em Pauta.
Em entrevista à Rádio Roquette-Pinto, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, anunciou que a Campanha de Vacinação contra a Gripe, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, está aberta à população acima de seis meses de idade. Segundo o secretário, o estado do Rio de Janeiro apresenta uma cobertura vacinal de 32,9%, considerando os grupos prioritários que estavam sendo vacinados.
Novo estúdio dará mais agilidade de informação na programação da rádio
A histórica Rádio Roquette-Pinto continuará na sua sede, no Centro do Rio, com sua programação voltada para a educação, cultura, prestação de serviços e música de qualidade. O estúdio avançado no Palácio Guanabara vai complementar a programação da emissora, garantindo mais agilidade e transparência na divulgação das ações de interesse da população adotadas pela administração pública estadual.
O estado do Rio como inspiração para o novo estúdio
Publicidade
O novo estúdio avançado da Roquette-Pinto traz em suas paredes a representação do que é o estado do Rio de Janeiro e a importância da comunicação pública e de relevância para a população. O grafiteiro Airá Ocrespo foi o responsável por traduzir esse simbolismo através de sua arte desenhada na parede principal do estúdio, na entrada do prédio anexo do Palácio Guanabara.
- Procurei representar os símbolos da cultura do estado integrados uns aos outros, como o Dedo de Deus, a Bandeira do Divino, o pandeiro, que traz a cultura do samba, o Cristo Redentor fundido ao menino estudante que dança do passinho. Tudo nas cores da rádio e com o clima de leveza e alegria que ela traz – explicou o artista.
Em frente ao painel, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca deu as boas-vindas aos convidados para a inauguração do novo estúdio e tocou músicas brasileiras durante a programação. A orquestra é um projeto de música e educação nas escolas públicas do Rio de Janeiro, por meio de aulas gratuitas de vários instrumentos musicais e formações de orquestras e outros grupos musicais.
- O conhecimento nos liberta, não é teoria, eu vivo isso na prática, na transformação na vida dos alunos, suas famílias e comunidades - declarou Moana Martins, diretora da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, enfatizando a importância dada à educação na rádio pública no estado do Rio.