O governador Cláudio Castro participou da homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que recebeu a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A cerimônia fez parte das comemorações pelo aniversário de 165 anos da corporação, celebrada no Dia Nacional do Bombeiro.
- É um grande orgulho para o Rio de Janeiro ter o presidente do Supremo Tribunal Federal. Luiz Fux sempre esteve disposto a receber os representantes do Rio de Janeiro e escutar os seus pedidos. O ministro Fux é uma pessoa que demonstra que é possível ser um grande ser humano, independentemente do cargo - disse o governador Cláudio Castro.
O presidente do STF recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Bombeiro Militar, condecoração feita a civis que tenham prestado serviço de destaque ao CBMERJ e bombeiros que se distinguiram no exercício da profissão.
- Quando fui convidado para estar aqui hoje, quis fazer uma reflexão sobre a afinidade da profissão do juiz e dos bombeiros. Assim como a atividade do juiz exige sensibilidade, caridade e atos de bravura, a dos bombeiros segue a mesma linha. A vivência diuturna diante de misérias, tragédias e aberrações cotidianas faz com que ambos os profissionais sejam corajosos, que lutem pela vida e pela justiça. Que a chama do trabalho de excelência do Corpo de Bombeiros nunca se apague – disse o ministro.
Durante a manhã, ainda foram realizadas a reabertura do museu da corporação, o lançamento do projeto social Salvaguarda Mirim e uma demonstração envolvendo militares especializados em diversos tipos de salvamentos.