Agenda ambiental reduz consumo de papel em 25% na Fundação Ceperj
A adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública já rende frutos à Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio). Entre os meses de janeiro e maio deste ano, a instituição teve uma redução de mais de 25% na média mensal de folhas impressas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso significa cerca de 14 mil folhas a menos. Essa quantidade de papel demandaria cerca de duas árvores e mais de 200 mil litros de água para ser produzida. É a prova de que iniciativas locais podem gerar benefícios reais para redução de impactos ambientais.
Publicidade
Para o presidente da Ceperj, Gabriel Lopes, esse olhar ambiental para a fundação traz o comprometimento com a gestão, um melhor uso dos recursos financeiros e, principalmente, uma melhora de qualidade de vida dos servidores.
- A adoção de critérios ambientais pelos órgãos públicos visa uma melhoria contínua do processo de gestão, compatibilizando as práticas administrativas com a política de prevenção de impactos ambientais e de uso racional dos recursos naturais. Trata-se de uma tarefa de todos os segmentos da sociedade, do setor produtivo e do Poder Público - disse Gabriel.
O coordenador de Políticas Regionais Urbanas e Ambientais da Fundação Ceperj, Yuri Maia, emendou:
- É fundamental que as instituições tenham esse olhar socioambiental, incentivem ações que promovam a qualidade de vida dos seus servidores e reduzam o impacto ambiental gerado – destacou Yuri.
A Fundação Ceperj pretende implementar no mês que vem a coleta seletiva solidária, com o credenciamento de associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis para o recolhimento de resíduos. Será feita a separação do lixo e a correta destinação do material.
- Com isso, todo mundo sai ganhando, pois o lixo não vai ficar parado em um aterro sanitário, ele será destinado por uma cooperativa a um local adequado, haverá geração de renda para esses trabalhadores e, consequentemente, nós melhoramos a nossa gestão – observou Yuri.
A Fundação Ceperj assinou o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública em março deste ano. O programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente norteia práticas sustentáveis nas instituições públicas. A Agenda Ambiental na Administração Pública foi criada em 1999 para estimular órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade em sua rotina.
(Observação - A imagem acima é meramente ilustrativa; registro foi feito antes da pandemia)