

O Amazonas concentra a maior parte dos casos (2.462), seguido por Roraima (590); pelo Acre (68); Pará (23); e por Roraima (18). As faixas etárias mais atingidas são pessoas com idade entre 30 e 39 anos; entre 20 e 29 anos; e entre 40 e 49 anos.
Notícias relacionadas:
- Rio registra caso de febre oropouche em morador que viajou ao Amazonas.
- Ministério da Saúde investiga casos de febre Oropouche no Acre.
“Estamos atentos a mudanças que podem estar acontecendo”, completou.
Entenda
A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular.
Em fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao Acre para revisar casos contabilizados como dengue, mas que, na verdade, seriam de febre Oropouche. No início de janeiro, o estado chegou a declarar emergência em saúde pública em razão de uma explosão de casos de dengue.
Link original Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-03/casos-de-febre-oropouche-crescem-no-pais