Notícias - Barra Mansa

Barra Mansa inicia implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Iniciativa visa oferecer mais eficiência e transparência aos processos públicos

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Finanças e de Administração, iniciou nesta quarta-feira (30) o processo de implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permitirá maior economia, eficiência e transparência nos processos. A iniciativa fortalecerá o programa de compliance que está sendo instalado no município.

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Com a implantação do GED, o munícipe terá mais autonomia e poder de fiscalização. O sistema é acessado via Internet, de forma fácil, através de computador, celular ou tablet, permitindo o acompanhamento em tempo real de cada etapa do processo até sua finalização. A previsão para a implantação é de 12 a 18 meses.

 

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre o impacto positivo que o GED trará ao município. “Com esse gerenciamento, eliminaremos os custos com impressões, papéis e outros insumos. Além disso, traremos mais dinamismo e transparência aos processos públicos. São poucos os municípios que utilizam essa tecnologia de vanguarda, que permite o máximo de detalhamento nas informações. O GED é uma das ferramentas que agregará muito valor ao programa de compliance de Barra Mansa”.

 

Este tipo de gerenciamento também permite uma maior segurança dos dados, já que os processos serão arquivados em um servidor físico e terá um backup em nuvem, sem risco de danos ou perda dos documentos, garantindo a informação de forma plena.

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O secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, destacou os objetivos do GED. “O processo tem como meta a eficiência, economicidade e compliance. Atualmente utilizamos um modelo todo em papel, suscetível a perdas. Com a instalação do sistema, se tem o controle sistêmico dos processos, apresentando de forma transparente o passo a passo, além de garantir um trabalho sustentável e que respeite o meio ambiente.  Também conseguiremos otimizar pessoas, custos e tempo. Uma economia prevista na ordem de R$ 6 milhões/ano. O GED auxilia o compliance, trazendo mais transparência para sociedade, permitindo que qualquer munícipe, sem distinção, acesse de onde estiver, permitindo conferir se as informações estão de acordo com o que preconiza as leis do município”.

 

O secretário de Administração, Gabriel Ramos Resende, falou sobre o desenvolvimento do projeto. “Com a elaboração do termo de referência pela Secretaria de Finanças, abrimos o processo e estamos dando o devido andamento, sendo que em breve será marcada uma licitação para a contratação da empresa que fará a implantação do sistema. Já está dentro do planejamento da secretaria toda a estrutura de TI necessária. Além do gerenciamento eletrônico, também será feita a digitalização de documentos antigos, que também estarão disponíveis para a população”.

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