Imprimir

Prefeitura de Resende realiza segunda inspeção semestral do transporte escolar nesta terça e quarta-feira

Medida prevista no Novo Código de Trânsito Brasileiro visa zelar pela segurança dos alunos

 

A Prefeitura de Resende vai realizar nos próximos dias 3 e 4 de dezembro a segunda inspeção semestral do transporte escolar do ano de 2019. A vistoria dos veículos escolares é promovida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), ligada à Secretaria de Governo. Os veículos serão conduzidos para a Área de Exposições Francisco Fortes Filho, onde passarão pela análise de uma equipe da superintendência.

 

 

Ao todo 22 veículos serão vistoriados e poderão ou não ganhar o selo de garantia da inspeção semestral. O objetivo é verificar os equipamentos obrigatórios e de segurança dos veículos que oferecem o serviço de transporte escolar no município, visando garantir qualidade aos passageiros dentro das normas do Novo Código de Trânsito BrasileiroA vistoria é prevista pela legislação federal e regulamentada por decreto municipal.

 

Durante a inspeção, são analisados itens como a conservação e condição de rodagem dos pneus, o estado de conservação de lataria (pintura e lanternagem), de cano de descarga e do piso (sem ressaltos); funcionamento dos espelhos retrovisores, buzina, lanternasluzes de freio, ré, do salão e das setas à direita e à esquerda; partida; limpadores de para-brisa; faroletes; janelas; portas; cintos de segurança; luzes altas e baixas; tacógrafo; faixa horizontal dístico com “ESCOLAR”; e a validade da carga do extintor de incêndios.

 

O superintendente de Transporte e Trânsito, Denilson de Paula Silva, destacou a importância da vistoria para garantir que os veículos que circulam dentro do município estejam nas condições adequadas para conduzir os alunos.

 

É de extrema importância que todos os veículos van, Kombi e similares atendam aos requisitos para circular. Assim, buscamos evitar acidentes e transtornos e o principal: garantir a segurança das crianças e adolescentes que dependem dos transportes. Os carros inspecionados possuem alvará de funcionamento e devem estar com os documentos em dia - explica o superintendente.

 

Com a aprovação na vistoria, os motoristas ganham um selo adesivo para caracterizar que os veículos estão dentro das normas exigidas. Vale lembrar que a autorização para a condução coletiva de escolares deve estar afixada na parte interna do veículo, em local visível, com a inscrição de lotação permitida.

 

 

Documentos do Motorista

 

O motorista deve apresentar os seguintes requisitos: ter idade superior a 21 anos; ser habilitado na carteira D e que exerça função remunerada; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Além disso, deve apresentar, junto à Sumtran, a certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos.

 

Share