Bairros de Volta Redonda recebem ações do Novembro Azul

Bairros de Volta Redonda recebem ações do Novembro Azul

Regiões do Santo Agostinho e Vila Brasília têm dia de prevenção à saúde do homem

 

O Novembro Azul inspirou ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Volta Redonda nesta sexta-feira, dia 22. O bairro Vila Brasília recebeu o evento “Novembro Azul – Cuidar da saúde também é coisa de homem”, das 8h às 16h, em frente à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) local. Já a Associação de Moradores do Volta Grande III recebeu as atividades organizadas pelas unidades da Atenção Básica dos bairros Santo Agostinho e Volta Grande, além da Academia da Saúde.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que realizar ações de prevenção à saúde deve ser uma das prioridades da secretaria. “Trabalhar a prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde da população”, enfatizou.

 

Os moradores da região do Santo Agostinho foram recebidos às 8h30 com café da manhã para ressaltar a importância da prevenção à saúde do homem, principalmente em relação ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, tratado no Novembro Azul. Os participantes assistiram palestras e apresentações sobre o tema e ainda foram orientados por profissionais de saúde.

 

No Vila Brasília, os moradores receberam atendimento multiprofissional. O evento, idealizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro teve parceria com o Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) e com a Clínica Odontológica Concentrada (COC), com estudantes da área da saúde do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde/Interprofissionalidade e com o Internato Médico UniFOA. Os profissionais serão divididos em quatro estações de atendimento.

 

Morador do bairro há mais de 50 anos, Francisco de Paula passou pela primeira estação que aplicava teste de glicemia e testes rápidos para sífilis, hepatites virais e HIV. “Saio tranquilo, está tudo certo. Mas confesso que não venho à unidade há mais de um ano”, afirmou, acrescentando que o evento chama a atenção e atrai os pacientes.

 

Bairros de Volta Redonda recebem ações do Novembro Azul

 

O local ainda ofereceu avaliação da saúde física e mental com abordagem do fumante e alcoolista. Será aplicado o questionário CAGE, utilizado na detecção de Problemas Relacionados ao uso de Álcool (PRA), e também feita uma entrevista para identificar o tabagismo. Se necessário, haverá encaminhamento para os grupos de saúde mental da Rede Municipal de Saúde. Os profissionais de saúde também verificaram o risco cardiovascular. Houve avaliação da pressão arterial; relação entre peso e altura, por meio do Índice de Massa Corporal (IMC); além de análise nutricional.

 

Newton Antônio de Amorim, também morador do Vila Brasília, contou que faz check-up anual desde os 45 anos de idade. Hoje, com 55, ele escolheu a estação para tirar dúvidas sobre hipertensão arterial, diabetes e câncer de próstata com solicitação de exames, se necessário. “Sei da importância da prevenção para manter a qualidade de vida”, falou.

 

A médica da UBSF Vila Brasília, Sílvia Mello dos Santos, afirmou que faz o evento anualmente. “A distração com a saúde é uma característica do homem. Pela minha experiência, observo que eles encaram a doença ou os exames como fragilidade. Com o evento pelo Novembro Azul conseguimos pegar esse público no caminho do trabalho, na ida à padaria. Assim, eles não têm a sensação de estar indo ao médico”, falou Sílvia, que contabilizou mais de 200 atendimentos nesta sexta-feira.

 

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que é preciso incentivar ações como estas. “As equipes da Atenção Básica estão mais próximas da comunidade e conhecem a realidade dos moradores. Realizando ações que atraiam a população para a unidade, estamos trabalhando na prevenção”, concluiu.

 

Fotos de Evandro Freitas – Secom/VR

Estéfano Cruz

Visitantes on-line

Temos agora 139 visitantes on-line

Estatísticas

Acessos
614526

Login do cliente

PUBLICAÇÃO

Cron Job Iniciado