Operação Guarda-Chuva: Volta Redonda intensifica limpeza de sistema pluvial

Operação Guarda-Chuva: Volta Redonda intensifica limpeza de sistema pluvial

Para prevenir contra enchentes, córregos e bueiros estão sendo desobstruídos neste período de fortes chuvas

 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) tem intensificado a limpeza e a manutenção do sistema pluvial e de córregos em Volta Redonda. A ação faz parte da ‘Operação Guarda-Chuva’, que integra ainda a preparação do sistema de Defesa Civil e da população para o enfrentamento aos eventos que podem acontecer no período de alerta, que começou no último dia 1º de novembro e vai até 31 de março.

 

“Temos intensificado as ações para prevenir qualquer transtorno que as fortes chuvas possam causar. Toda a estrutura municipal está integrada para atender a população e garantir a segurança”, frisou o prefeito Samuca Silva.

 

Nesta semana, as equipes da SMI estiveram na Avenida Beira Rio e nas ruas Fernando e Mexicana, no bairro Santo Agostinho. Os trabalhos também foram feitos na Avenida Pará, na Vila Mury; na Avenida Quatro, no Jardim Vila Rica; além de vias do bairro Volta Grande.

 

A limpeza conta com o uso do caminhão lava jato, de água por pressão, para desobstruir os bueiros, que muitas vezes estão entupidos por areia e, principalmente, folhas de árvores que são arrastadas pelas chuvas. A SMI também está atuando em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) para ampliar o serviço de poda de árvores.

 

Operação Guarda-Chuva: Volta Redonda intensifica limpeza de sistema pluvial

 

Ações integradas visam minimizar transtornos com fortes chuvas

Além do trabalho de limpeza das vias urbanas, a Prefeitura está atuando na prevenção através do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), que está realizando várias obras de contenção de encostas nas áreas de posse da cidade, reduzindo consideravelmente os riscos às famílias que residem no local.

 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda (COMPDEC) também está definindo pontos de apoio, locais seguros para onde as famílias que estão em áreas de risco se desloquem quando houver alerta de nível alto ou muito alto para a proximidade de chuva forte. Já foram definidos também onde serão feitos abrigos, se houver necessidade. Os locais serão os ginásios poliesportivos dos bairros 249, Retiro, Três Poços e Santa Cruz, que atenderão quatro regiões diferentes onde há incidência de desastres.

 

Alerta por SMS – Os moradores de Volta Redonda podem receber alertas da Defesa Civil, pelo celular, sobre riscos de desastres naturais. As mensagens são enviadas via SMS e ajudam no trabalho de prevenção e nas ações antes, durante e depois dos desastres. Para se cadastrar, o morador deve enviar um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora, podendo digitar com ou sem hífen, com ou sem ponto.

 

Fotos de divulgação - SecomVR

Estéfano Cruz

Visitantes on-line

Temos agora 160 visitantes on-line

Estatísticas

Acessos
614538

Login do cliente

PUBLICAÇÃO

Cron Job Iniciado